VOLVER
..
À primeira vista o mais recente trabalho do tão aclamado diretor espanhol, Pedro Almodóvar, pode não parecer tão a cara dele. Dessa vez as cores não são tão berrantes e o humor não está escrachado como de costume, mas está tudo lá. Apesar das alterações, está tudo lá, todos os elementos - Almodóvar. Mas isso, na verdade, é fruto de mudanças que aconteceram gradativamente no decorrer da filmografia desse cineasta.Assim como está sendo apontado pela maioria da crítica especializada, afirmo aqui que VOLVER pode ser considerado um retorno do diretor às suas raízes e... Às mulheres. Após abordar a atmosfera masculina nos em seus dois últimos filmes (A Má Educação, 2004 e Fale com Ela, 2002), ele retorna às telas nos presenteando com mais um olhar sobre a atmosfera feminina. Tema esse já tão explorado pelo diretor.
Quanto ao enredo... Trata-se da estória de Raimunda (repetindo aqui a parceria com Penélope Cruz que também atuou em Tudo Sobre Minha Mãe). Uma mulher trabalhadora, casada e mãe de uma filha adolescente. Após tentar abusar sexualmente de sua filha, o marido de Raimunda é assassinado pela garota. Ao tomar conhecimento dos fatos (cena intensa entre mãe e filha), a personagem de Cruz decide lidar com a situação. Paralelamente, a mãe de Raimunda, Irene (interpretada por Carmen Maura, a qual já participou de diversos filmes do diretor), já falecida, passa a ser vista por sua outra filha, Sole (Lola Dueñas, Mar Adentro). São tramas paralelas que aparentemente não se relacionam. No entanto, todas as pontas são amarradas magistralmente por Almodóvar no desenrolar do longa.
Volver é um bom filme, bem elaborado e bem amarrado. Penélope Cruz está ótima como a protagonista, apresenta uma ótima interpretação.
Vale ressaltar aqui que esse não é um diretor admirado por todos, apesar de sua fama. Quando se trata de Pedro Almodóvar ou se gosta ou não se gosta. Portanto, aos admiradores da sua hiper-realidade, suas cores, suas estórias esdrúxulas, seus sentimentos e suas mulheres... Bom filme!
Volver (Volver, Espanha, 2006, 121 min.)
Dir. Pedro Almodóvar
Elenco: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas.
Dir. Pedro Almodóvar
Elenco: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas.
Outros filmes do mesmo diretor que você não pode deixar de ver:
* Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre Mi Madre, Espanha, 1999);
* A Má Educação (La Mala Educación, Espanha, 2004);
* Fale com Ela (Habla Con Ella, Espanha/França, 2002);
* Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al Borde de Um Ataque de Nervios, 1988)
E, para quem ainda não viu, deixo aqui o toque: O cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Derby) está exibindo O Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?, Espanha, 1984). Vale a pena conferir. Para maiores informações: 3073 6688 / 3073 6689 ou no site da FUNDAJ: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16.
Natali Assunção.
.
.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home