Pão e Tulipas

Pão e Tulipas (Pane e Tulipani)
Itália, Suíça / 115 min. / 2000.
Dir. Silvio Soldini.
Elenco: Lícia Maglietta; Bruno Ganz.
Fui à locadora hoje. Queria pegar um filme francês que loquei na semana passada e não tive tempo de assistir, mas, óbvio, estava locado! Passei a vista em uma das prateleiras e vi “Pão e tulipas”. Pensei: “Já ouvi falar desse filme”. Li a sinopse. Adorei. “Vou levar”. Escolhi outros dois.
“Pão e tulipas” conta a história de Rosalba, esposa, dona de casa e mãe de dois rapazes. Rosalba sai de viagem com sua família. E, nessa excursão, acaba sendo esquecida em uma das paradas feitas pelo grupo com que viaja de ônibus. Após um bom tempo, seu marido e filhos dão pela sua falta. Mas, ao invés de esperar por eles, decide voltar sozinha pegando carona. Durante o percurso decide realizar seu sonho de conhecer Veneza. A partir daí, sua vida dá uma guinada inesperada e situações nunca antes imaginadas por ela passam a acontecer. Essa é a jornada de uma mulher que se descobre infeliz e também capaz de buscar essa tal felicidade.
Um filme sensível e envolvente. Daqueles que emocionam pela simplicidade, pelas idéias, pelos personagens, pela atmosfera que possui. Daqueles que fazem rir. Um filme gostoso de ver.
Devo confessar que esse longa me lembrou outro (mais recente): “Sob o sol da Toscana”. Também indico, a semelhança reside no fato de que nesse, também há uma mulher que, após descobrir que foi traída pelo marido, por um acaso do destino, muda radicalmente de vida. Passa a morar em outro país e tenta reconstruir sua vida. Essas duas mulheres são bem diferentes. A primeira vive um casamento infeliz e possui uma família que não a percebe, a segunda se vê traída e perde o chão, como dizem. Mas as duas, sem planejar nada, mudam radicalmente de vida e se vêem capazes de encontrar felicidade e realização pessoal. Não vou me prolongar nessa comparação, sobre “Sob o sol da Toscana” falo depois.
Por hoje só quero mesmo indicar esse “Pão e Tulipas”. Comédia envolvente... Daquelas que quando acabam você fica com a alma leve e o coração feliz.
Natali Assunção.
2 Comments:
Estou besta aqui com a coincidência!
Acho que foi aqui em casa que vc ouviu falar desse filme.
Tem aqui nos dvds da minha mãe, eu ja tinha vontade de assistir ele a muito tempo!
E adivinha que filme eu resolvi assistir ontem?
Pão e Tulipas!!
Achei lindo! E lembrei logo de vc! Ja ia recomendar!
E quando chego aqui encontro um post falando dele!
=]
Ah! Assisti "Eu sei que vou te amar" tb!
Muito legal! Recomendo!
Beijo!
Adoro meu blog com Natali =)
Talita
Post a Comment
<< Home