Coisas e Cinema

Thursday, February 15, 2007





Casa de areia e névoa (House of sand and fog)
EUA / 2003 / 126 min.
Gênero: Drama / Suspense.
Direção: Vadim Perelman.
Roteiro: Vadim Perelman, Shawn Otto.
Elenco: Ben Kingsley, Jennifer Connelly, Ron Eldard, Jonathan Ahdout, Shohreh Aghdashloo, Frances Fisher, Kim Dickens, Navi Rawat.


Intransigência, intolerância, desespero. Intenso.
Num filme onde ninguém está certo e ninguém está errado. Ou todos estão certos e todos estão errados, é difícil saber quem é o "mocinho" e quem é o "bandido".
Sabe aquele filme que você nem pensava em ver? Aquele que nem da capa você gostava, do qual você não sabia nada a respeito, a não ser a sinopse do DVD, mas que você resolve assistir só porque alguém indicou? Então, foi assim que peguei esse Casa de areia e névoa. E que surpresa! No final das contas, a dica valeu a pena.
A história: Kathy Nicolo (Jennifer Connelly de uma mente brilhante) é uma mulher que, após o término de seu casamento, entra em uma profunda depressão. E, por causa disso, negligencia suas correspondências por meses. Até que descobre que está sendo despejada de sua casa devido a falta de pagamento de impostos que estavam sendo cobrados nas tais cartas. Impostos esses, cobrados erroneamente pelo governo. Então, inesperadamente, Kathy se vê sem emprego, sem casa, sem nada. A sua vida é completamente alterada e ela está perdida.
Massoud (Ben Kingsley) é um ex coronel do Irã que é obrigado a ir para os Estados Unidos e lá tenta manter o seu antigo padrão de vida. Chegando ao ponto de viver de aparências para conseguir respeito e um bom casamento para a sua filha. Massoud fica sabendo, então, de uma casa que vai a leilão, a antiga casa de Kathy. É aí que essas duas histórias, aparentemente sem relação, vão se cruzar. Massuod vê nessa casa a possibilidade de investir e garantir os estudos de seu filho mais novo. Mas Kathy não está disposta a abrir mão de seu lar. Ela então recorre a uma advogada em busca de auxílio e conhece um policial disposto a tudo para ajudá-la.
Casa de areia e névoa é um daqueles filmes arrebatadores com uma história comovente e real. As atuações são sublimes, todo o elenco está maravilhoso! Atuações densas, sensíveis, profundas... Tocantes.
Até onde vale a pena lutar por alguma coisa? Até que ponto podemos ou não desistir de um sonho? Ainda é possível dialogar? Aliás, como ouvir a outra parte?
Recomendo!
Um filme sem vilões ou mocinhos que mexe com o espectador.

* Foi indicado ao Oscar nas seguintes categorias: Melhor Ator (Ben Kingsley), Melhor Atriz Coadjuvante (Shohreh Aghdasloo) e Melhor Trilha Sonora.

* Foi indica
do ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama (Ben Kingsley).

Ben Kingsley:
-1982 - Gandhi (Gandhi);
-1993 - A lista de Schindler (Schindler's list);
-1993 - Dave - Presidente por um dia (Dave).

Jennifer Connely (muito mais que beleza. Uma verdadeira atriz!)
-2000 - Réquiem para um sonho (Requiem for a dream) --> Já citado nesse blog;
-2005 - Água negra (Dark water);
-2006 - Diamante de sangue (Blood diamond);
-2006 - Pecados íntimos (Little children).




Natali Assunção.


1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Good for people to know.

7:42 AM  

Post a Comment

<< Home