V DE VINGANÇA (V FOR VENDETTA)

V DE VINGANÇA (V FOR VENDETTA)
EUA / 2006 / 132min.
DIREÇÃO: JAMES McTEIGUE
ROTEIRO: ANDY WACHOWSKI E LARRY WACHOWSKI.
ELENCO: NATALIE PORTMAN, H UGO WEAVING, STEPHEN REA, JOHN HURT…
Adaptação de quadrinhos de Alan Moore e David Loyd. Produzido pelos irmãos Wichowski (aqueles responsáveis pela trilogia Matrix) e dirigido por James McTigue (diretor assistente de Matrix), V de Vingança, assim como o já citado nesse blog, Filhos da Esperança (http://coisasecinema.blogspot.com/2007/01/filhos-da-esperana-children-of-men.html
ana-children-of-men.html), trata de um futuro não muito distante. Mas V trata esse mesmo futuro de uma forma diferente de como ele é abordado em Filhos da Esperança.Aqui, a Inglaterra está sob um regime totalitário e manipulador. Em paralelo, um homem (V – Hugo Weaving, o agente Smith de Matrix) encabeça uma revolução e, através dela, tenta acordar as pessoas para que elas também se rebelem. Mas essa subversão é apenas um meio de ele conseguir se vingar daqueles que destruíram quem ele costumava ser.
No meio disso tudo, ele encontra Evey (Natalie Portman, de Closer) uma jovem passiva com um passado conturbado pela luta contra o regime travada pelos seus pais. Essa relação inesperada entre V e Evey vai provocar questionamentos na garota.
O interessante é que V, apesar de lutar por um bem comum é, na verdade, um terrorista. E ter um herói terrorista numa superprodução Hollywoodiana atualmente é bastante intrigante. V não é realmente um herói. Pelo menos não da forma convencional. Ele é um terrorista vingativo a favor da liberdade que não mede esforços para alcançar os seus objetivos.
O filme, na verdade, não é tão maravilhoso assim. É esteticamente bonito, tem sacadas muito boas e não se aprofunda muito em suas discussões. Além disso, é bastante previsível, mas merece crédito porque é bem realizado e aborda questões importantes.Também tenta casar entretenimento e reflexão. Tudo bem, tudo bem, o resultado não é uma análise profunda, mas pelo menos ele se propões a discutir temas como liberdade, justiça, igualdade, terrorismo, poder e governo... E isso já é alguma coisa diante de tantos arrasa quarteirão que nem ao menos sugerem uma discussão.
John Hurt (que interpreta Adam Sutler no longa) fala bem sobre essa questão nos extras do DVD: “Os temas são sérios. Não estou certo de que o tratamento é tão sério, mas se fosse tão sério quanto os temas, não sei se atingiria a quantidade de pessoas que pretendia atingir”.
O DVD, além do filme, apresenta um making of (bem legal até).
Ah! Só para constar: adoro Natalie Portman =D Ela, na minha opinião, é uma grande atriz! Então...
Filmes com Natalie Portman:
1- O já citado Closer- perto demais; (http://coi
sasecinema.blogspot.com/2006_12_01_coisasecinema_archive.html)2- Hora de Voltar (Garden State) / 2004;
3- Em qualquer outro lugar (Anywhere but here) / 1999;
4- O profissional (The professional) / 1994;
5- Star Wars – Episódios I, II e III (1999; 2002 e 2005, respectivamente).
E, só para constar mais uma vez: John Hurt atuou em um filme que adoro: O Homem Elefande, de David Lynch, 1980. Recomendo!!!
É isso!
Natali Assunção.

11 Comments:
eu tenho a mesma opinião pra esse filme!
=]
Adoro Natalie Portman =]
Ainda não vi esse filme...absurdo...
Tá na listinha "para ver"
;**
Gui, coloca hora de voltar na lista também=] Não é que o filme seja maravilhoso nem nada, mas ela está muito bem no longa. E Zach Braff (de Scrubs) atuou e dirigiu hehe! Sim, também gosto muito de Zach Braff.
:***
Li.
como é "hora de voltar"?
eu acho que queria assistir ele.
hehe
V de vingança eu tb nunca vi.
;****
é pq eu perdi a minha lista.
aí me lasquei, né?
hahaahah
não lembro nem os nomes dos arquitetos famosos, imagine nome de filme!
=/////////
Inayá, para vc:
http://www.omelete.com.br/Conteudo.aspx?id=100002491&secao=cine
Essa é uma crítica sobre hora de voltar=)
:***
Li
tu copiasse? heheheheh
:D
Copiei o quê!?
É um link para um site que gosto porque não tava com paciência de escrever rsrsrsrs
:***
Li
heeeeeeeeeee!!! meu primeiro comentáiro aqui!!!
viva! (péi pei! ahahha!)
Aff natali...tu é muito séria escrevendo...huaehaeuhe!!!
Eu gosto de V, é bonito...
realmente num é profundo naum...
bem, quando ele fala de liberdade é! hehe!
Na verdade é mais a história da menina do que dele mesmo né?
ha! Hora de Voltar é massa! principalmente a musiquinha do fim! mas eu realmente num entendi muito bem o filme...pq vc num escreve um "tutorial" dele! hehe!
bjaum!
ps. acho que num é meu primeiro comentário aqui naum...
tuuuuuuuuuudo bem!
Eu ADOREI V de Vingança e pra mim foi o melhor filme de 2006. Mas isso é pq eu amo de paixão 1984 e V é um referência de duas horas a George Orwell....
Uma curiosidade sobre o filme: Em V de Vingança, Jonh Hurt faz o ditador do mal(redundancia, eu sei), mas em 1984 ele era Winston, o subversivo que tentou fugir da ditadura imposta pelo governo! Como todos sabem, no fim de 1984 o Grande Irmão vence, então dá pra brincar com a coincidencia(?) e dizer que no fim, nenhuma resistencia adianta, q os rebeldes de hoje serão os líderes autoritários de amanhã!
Post a Comment
<< Home