Coisas e Cinema

Monday, December 11, 2006

Como Contar um Conto


COMO CONTAR UM CONTO
OFICINA DE ROTEIRO DE GABRIEL GARCÍA MARQUEZ
TRADUÇÃO: ERIC NEPOMUCENO
CASA JORGE EDITORA

Para todos os apaixonados pela arte de contar histórias e para todos aqueles que querem contar histórias, seja através de contos, roteiros ou o que for, Como Contar um Conto pode ser muito útil.
Gabriel García Márquez leciona em uma oficina de roteiro todos os anos na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba. E este livro corresponde a uma dessas oficinas oferecidas pelo autor. Há um grupo de dez alunos que apresenta, um por vez, as suas idéias a García Márquez e aos demais da turma com a finalidade de definir um argumento para um roteiro que será elaborado pelo autor da idéia. O material apresentado é bastante variado. Algumas vezes se apresentam argumentos, outras, uma simples cena. Mas é a partir do momento em que essas idéias são compartilhadas que todos começam a pensam em conjunto numa maneira de melhorá-las, adapta-las, incrementa-las.
Como se trata de uma aula, a linguagem é bastante acessível, dinâmica e envolvente. É como se o leitor fizesse parte daquele momento único de criação. É muito interessante observar como o pensamento de cada um vai se modelando e até mesmo se modificando e acaba por tomar caminhos inesperados.
No decorrer do livro – e do curso – o leitor recebe informações importantes relacionados à escrita. Muitas são as lições dadas por García Márquez. Às vezes são “dicas” simples, mas que fazem toda a diferença.

Natali Assunção.



1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

já li!!

mas a leitura é um pouco estranha...
hehehe
pelo jeito que as idéias são colocadas no livro.
Mas é bom sim!
=)

Talita

7:24 AM  

Post a Comment

<< Home