Coisas e Cinema

Wednesday, December 20, 2006

Esse negócio de jornalismo...


A idéia inicial desse post era comentar a demissão de um jornalista da TV Globo, por acusação de envolvimento com a máfia de caça – níqueis. Mas como eu não estou bastante informada sobre o assunto vou tentar escrever um pouco aqui sobre a situação do jornalismo de TV/Rádio/Impresso.
[link para o caso do jornalista acusado: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=412JDB010]

A função do jornalista perante a sociedade é, dentre outras:

Art. 1º- O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse.
(Código de Ética do Jornalismo disponível em: www.vitoria.es.gov.br/secretarias/comunica/codigo.doc

É de conhecimento de todos que a mídia do Brasil tem um alcance enorme para a população brasileira, mas algumas pessoas não sabem como a ela é manipulada, ou se sabe vira as costas, porque a TV Globo, a mais denunciada por todos como “manipuladora de mentes e idéias” é também a mais assistida, isso não faz sentido. Mas claro que não é só a TV Globo, mas outras emissoras também.

Um dos problemas das empresas jornalísticas é que para abrir alguma é preciso ter influências no governo, ou da igreja, porque as concessões são dadas a partir de interesses... Já começa errado, não podemos nem ter confiança de que isso irá mudar. Têm-se notícia de que 1 em cada 10 deputados tem concessão de emissoras de rádio ou de TV.

Todos já sabem, também, que a mídia se constitui no 4º poder, já que tem, ou pelo menos tinha, a função de denunciar os abusos dos outros três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), mas na verdade, essa função foi deturpada pelos meios de comunicação parciais e cheios de interesses.
(Quem quiser saber mais sobre quarto poder pode assistir o filme de mesmo nome com: Dustin Hoffman e Jonh Travolta, 1997, 114 minutos.)

Os jornalistas comentam que esse ano foi de muita importância para o jornalismo brasileiro, porque houve uma intensificação na vigilância dos meios de comunicação, tanto pela sociedade, quanto pelos próprios jornalistas. Bom, isso realmente aconteceu, mas o que a sociedade vê continua sendo a mesma coisa e ainda não é reparada pelos erros que foram divulgados.

Pra quem quer saber sobre uma pequena manipulação nas eleições de 2006...
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=412JDB012 [link para a carta de Rodrigo Vianna – ex-repórter da Globo que critica a imprensa televisiva]

E não adianta eu falar um milhão de coisas sobre isso, acho que todo mundo já está cansado de saber, ou desconfia, o que acontece por trás dos sorrisos dos apresentadores de telejornais.

Cansa e envergonha quem pretende fazer parte desse meio.
Ser jornalista é um problema, ficar submetido às pressões da empresa não pesa tanto em outras profissões... O futuro é o blog!

=]
Obrigada!
Talita Arruda.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home