Coisas e Cinema

Friday, December 15, 2006

SOBRE O ORKUT.COM


[O Orkut é um site que foi criado em 2004, por um funcionário da Google, que se chamava Orkut Büyükkökten]

Começando por um resumo do que é o Orkut é basicamente isto: uma rede de relacionamentos que virou moda no país, onde você pode adicionar seus amigos ou aqueles que têm alguma coisa em comum com você, saber quem é seu fã, ter um álbum que todos podem acessar, poder dizer quem você é para o mundo, saber se você é sexy, legal, poder divulgar sua opção sexual e quem você é através de suas comunidades...

Enfim, basicamente é isso, mas já é de tal forma utilizado que se tornou indispensável, pelo menos no Brasil, para quem quer ter uma vida social ativa, já que todos se encontram neste site.

O problema do Orkut é que os relacionamentos tomaram uma forma diferente... Parece que tudo está mais rápido, certamente mais exposto, mas todo mundo se ama, apesar de nunca ter se falado pessoalmente, ou todo mundo está sempre em alguma festa só pra colocar as fotos no álbum... E, claro, pessoas que lutam arduamente para conhecer gente nova e adicionar (add), lutam por mais fãs e por muitos e muitos depoimentos dizendo como outra pessoa vê você. Status? Vai entender...

Está tudo muito diferente, quando antes nos correspondíamos através de cartas, ou com telefonemas, ou mais recente ainda com e-mails, agora o bom mesmo é espalhar bilhetinhos/recados pelos perfis de outras pessoas.

O Orkut tem suas vantagens, por exemplo, você pode achar pessoas que não vê há muito tempo e já havia perdido o contato, pode entrar em comunidades com tópicos interessantes e participar ativamente deles, pode achar emprego em algumas comunidades que dão dicas, pode relacionar-se com pessoas que você não tinha nem noção de que poderia.

Porém as desvantagens são muitas, entre elas está a superexposição, o perigo constante de contrair vírus para o seu computador, o crescente número de crimes praticados na rede, que aumentaram 30%, o que fez a Google pensar até na retirada do site de relacionamentos do ar no Brasil, mas isso seria realmente difícil, já que cerca de 80 a 90% dos usuários são brasileiros e já se tornou alvo da mídia brasileira, que dá destaque para notícias sobre este seite de relacionamentos.

Bom, para quem já tem um perfil no site é bom tomar cuidado com certos links passados por recados, geralmente de conhecidos, como este:

- Dá uma olhada nas fotos da nossa festa, ficaram ótimas. [link]

Pra quem já foi infectado com algum vírus pode obter ajuda neste site:

http://linhadefensiva.uol.com.br/2006/05/orkut-festa/

E para quem quer denunciar abusos cometidos pelos usuários do Orkut, ou em qualquer outro site da Internet:

SaferNet: http://www.denunciar.org.br/twiki/bin/view/SaferNet/WebHome


Talita Arruda =)

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Impressionante você esquece esse site por um instante e bum já tem milhares de coisa pra ler hihiihihi amei isso
estava eu agora lendo tudo pra me atualizar ;)

Sobre esse Post...
Acho que a proposta inicial do orkut é bastante interessante, serve realmente, mas depois de um tempo - e é o que aconteceu comigo - você se entedia. Não foi a toa que eu resolvi sair. Mas ao momento que você sai, sente uma falta inesperada, como se perdesse alguma coisa quando não está conectado. É a mesma sensação de quando você sai mais cedo de uma festa ou reunião de amigos porque por algum motivo não pode ficar mais.
E aí você termina voltando. Vá entender...
No momento eu voltei ao estágio "cansei, quero sair." vejamos até quando eu aguento permanecer no orkut.

Sem contar que me afeta muito essa questão do uso descomunal com a intenção de repassar vírus ou de copiar minhas fotos pra usar e denegrir a minha imagem.

É um fruto da tecnologia que infelizmente - pra mim - perdeu o sentido.

=** garotas

*Excelente o blog. Textos muito criativos e inteligentes, só podia vir de vocês mesmo =] Amei.

5:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

=]

que feliz teu coment!!

Eu também já havia saido do Orkut e realmente senti uma falta inesperada... também estou nessa fase de "enchi o saco" de novo!

aguentaremos juntas... ou sairemos juntas?

hehehe
=* Gui.

6:22 AM  
Blogger Nós. said...

Meninas... Por mais estranho que pareça nunca fiquei nessa de "encheu" e tal. Tenho plena consciência que este é um serviço que não muda a vida de ninguém, mas acho prático e, principalmente, é bom para ter algum contato com pessoas que vc não teria mais contato algum.
Em relação a exposição... Também acho que é demais. E, por isso, temos que ter cuidado com as informações que deixamos lá. Afinal somos nós que divulgamos essas tais informações, não é? Isso é bem chato... Às vezes é complicado de controlar.
Também entendo a "necessidade" de voltar a fezer parte do site uma vez que se saiu dele. É que, além do que eu já disse, há informações que só são divulgadas pelo orkut. Acho q isso é o que faz quase todo mundo voltar.
:*****
Gui, vc tem q comentar aqui mais vezes, vc ilumina o blog:)
Amiga de infââânciaaaaaaa:**
Li

2:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

aaahhh eu gosto do orkut!

por falar nisso...talita jah virou minha fã? jah entou na minha comunidade?

eheheheh

;)

5:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

hehehe

tá vendo?
procurando mais fã pro status é?
uhsahsauhsuahauhsaushuha

eu gosto tbm!
mas enjoa, aí eu tiro férias depois eu volto... só presta assim! ;)

hehe

=]

6:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

Faltou mencionar que o Orkut é a maior causa de término de relacionamentos do brasil! ueheuheuhe

Extremely dangerous!

=D

10:36 AM  
Blogger Nós. said...

Eita... Muito bem lembrado isso dos relacionamentos... kakakaka Mesmo apagando recados pode ser perigoso.
kakakaka
Li

10:51 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olha o perigoo!

7:13 AM  

Post a Comment

<< Home