O Apanhador no Campo de Centeio (The Catcher in the Rye)

O Apanhador no Campo de Centeio (The Catcher in the Rye)
J. D. Salinger.
1951 / Editora do autor.
J. D. Salinger.
1951 / Editora do autor.
Antes de qualquer coisa, esse é um post que devia ter sido feito por Talita porque esse livro é a cara dela=)
Acabei de ler O apanhador no campo de centeio pela terceira vez. E a cada leitura que faço gosto ainda mais e percebo mais detalhes. Devo confessar que de primeira não caí de amores, o problema é que eu estava com a expectativa muito alta e - acho, inclusive que já falei sobre isso por aqui, se não, tudo bem – isso é um problema para mim. Sempre que tenho uma certa expectativa em relação a algum livro ou filme é difícil que atingí-la. No geral, eu acabo me frustrando... Acontece sempre. Enfim, na minha primeira leitura, gostei, mas não achei nada demais. Foi “um livro aí que eu li”, digamos assim.
Mas, hoje em dia, a minha visão é outra. Vamos primeiro ao enredo: O livro conta um fim de semana na vida de Holden Caulfield, um adolescente americano de classe média alta que, após ser reprovado em quase todas as matérias e de ser expulso de mais um colégio, resolve sair mais cedo do mesmo e “vagar por aí” na tentativa de adiar o fatídico encontro com os seus pais e a inevitável discussão com eles sobre essa expulsão.
O Apanhador trata de assuntos simples, banais até, mas de forma envolvente. É um texto dinâmico e acessível que conta a história de Caufield, ou uma parte dela, mostrando o que é ser um jovem numa sociedade conturbada e o que é ver o mundo por uma perspectiva diferente dos demais.
O livro foi escrito em 1951, mas não envelheceu, essa continua sendo uma obra atual que gera identificação instantânea, tanto nos jovens quanto nos adultos. Talvez pelos pensamentos, conflitos, frustrações e/ou idéias semelhantes entre o personagem e o leitor, talvez pelo ar de rebeldia, de inconformidade do protagonista... Seja qual for o motivo – esse sentimento é bem pessoal- a identificação é inevitável para a grande maioria dos leitores.
Um marco na literatura ocidental, conhecido como um clássico indispensável, O apanhador no campo de centeio e o seu autor – J. D. Salinger - são constantemente citados em outros livros, filmes e até músicas. Apesar dessa influência, nunca foi adaptado para o cinema, Salinger não é muito fã da sétima arte... Esse é um livro para se ter em casa, para ler e reler.
* Escreveu diversos contos, mas o seu sucesso se deve mesmo a O Apanhador no Campo de Centeio, seu primeiro romance, um clássico da literatura americana que, desde o princípio, foi um sucesso;
* Salinger serviu ao exército e participou da II Guerra Mundial;
* Após o sucesso de seu livro, isolou-se da mídia. Não concede entrevistas e não permite a divulgação de sua foto vinculada ao livro; Isolou-se numa cabana em uma cidadezinha e, aos poucos, foi diminuindo a sua produção literária.
*** Link legal sobre Salinger e seu livro: http://www.screamyell.com.br/literatura/apanhador.htm =)
*** E mais um: http://www.salinger.org/index.php?title=Main_Page (espécie de Wikpedia dedicada só ao autor. Não olhei direito, mas me pareceu interessante).
Pra Talita=)
Natali Assunção.


5 Comments:
Eeeeeeeeee!
Um post pra mim, eu que nem li esse livro direito ainda!
kkkkkkkkkkk
Só umas quatro vezes...
Recomendo pra todo mundo... As pessoas devem lê-lo pelo menos alguma vez na vida!
Obrigada Liiiii! Beijos
TALITA
:)
quero ler oê!
Sabia que se voce ler esse livro ao contrario fica aparecendo a palavra Demon varias vezes?
Tem que ler em ingles, claro.
Eh tipo vinil dos Beatles e tal.
........................J!M
João Marcelo é o melhor, velho!
ahauhauhauha
=)
Li.
Adicionado à minha lista de "para ler" hehehehe
engraçado mas tem a cara dela mesmo, lembro tempos atrás dela comentando empolgada sobre ele... :P
beijo grande
[que bom que voltaram, fico feliz]
Post a Comment
<< Home