Coisas e Cinema

Thursday, November 30, 2006

TELEVISÃO - ALTA ESTAÇÃO X MALHAÇÃO





Uma das mais recentes novelas da rede RECORD de televisão (canal 4 em Pernambuco), Alta Estação, trata da vida de um grupo de amigos universitários. Suas confusões amorosas, encontros e desencontros, amizades e seus conflitos.
Apesar de não ser original, o enredo em si não é ruim. A produção é razoável, mas a limitação desta e de seus recursos é nítida em determinadas cenas “mais ousadas” (lê-se: mais caras). Como, por exemplo, uma cena, na qual três rapazes desciam uma montanha... Todos os planos dessa tal descida foram fechados. A câmera nunca mostrava o garoto, a montanha e a paisagem num plano mais aberto. Além disso, só se filmava de baixo para cima e nunca de cima para baixo (assim seria possível constatar que havia uma montanha de fato).
Outro ponto importante são os atores... Alguns são bons, mas outros são sofríveis, o que, infelizmente, não faz muita diferença atualmente na televisão brasileira. Afinal de contas, importante mesmo é ser bonito, não é!?
Mas você deve mesmo é estar se perguntando por que eu estou escrevendo sobre esse programa. Pois bem, o que realmente chamou a minha atenção não foi nada disso do que já falei, mas sim a, digamos... Semelhança desse produto com um outro...
Antes de continuar com essa observação preciso abrir um parênteses: A RECORD vem se destacando muito na guerra das emissoras brasileiras e vem obtendo sucesso nessa batalha. Verdade seja dita, com programas muito bons, mas também com muitos que, na verdade, são iguais aos da maior emissora do país. Ou seja, muitas vezes a idéia é essa, competir, mas com a mesma coisa... E é isso que acontece nessa situação.
Voltando... Começarei pelo nome: Alta Estação. Lembra alguma coisa? Que tal uma dica? Uma certa “novelinha” global que está sendo exibida há anos de segunda há sexta e há anos faz sucesso? É. Até rima! Malhação – Alta Estação. Não. Não é só isso.
Além da rima há um outro aspecto a se observar e, na minha opinião, esse é o mais escrachado de todos. A abertura desse programa é idêntica a da Globo (canal 13 em Pernambuco). Isso mesmo, idêntica! Malhação tem uma abertura meio corte – colagem com seus personagens e alguns desenhos. Pois bem, Alta Estação é exatamente igual, salvo que enquanto a da primeira é colorida, a da segunda é meio monocromática. Até mesmo a música de abertura é parecida, não sei como não utilizaram a mesma ou uma da mesma banda, mas foi quase isso, Alta Estação conta com uma música do mesmo estilo da de Malhação (dessa vertente atual do rock brasileiro meio Charlie Brown Jr – Detonautas – CPM 22 etc). Na cara de pau mesmo... Chega a impressionar.
Por fim, uma última comparação: Assim como Malhação, a novela do canal 4 também apresenta como cenários importantes da trama um bar (Giga Byte na Globo e Johnny´s na Record), uma banda (assim como a global apresentou em uma das suas fases impulsionando, inclusive, a carreira de Marjore Estiano, atualmente na novela Páginas da Vida, da mesma emissora) e um clube...
Verdade seja dita Alta Estação apresenta um enredo melhor, mais realista e interessante que o apresentado por Malhação. E, apesar dos pesares, a novela é até legal. (vale relembrar aqui – principalmente aos radicais - que se trata de uma novela, então há todo um contexto a se analisar).
Enfim, para os curiosos e/ou para os que quiserem observar as cópias descaradas executadas aqui, Alta Estação, assim como Malhação, vai ao ar de segunda a sexta. Rede RECORD, canal 4, às 19h, mas devido ao horário de verão, 18h por aqui. Pois é, nisso não houve cópia, os horários são deferentes... A novela global é exibida às 17h30min. Ou 16h30min durante o horário de verão. Engraçado, né?




Natali Assunção.

Monday, November 27, 2006

A CASA DO LAGO (THE LAKE HOUSE)



A Casa do Lago (The Lake House)
(EUA / 2006 / 105min./Romance)

Dir. Alejandro Agresti.

Não, não pretendo provocar uma overdose de Sandra Bullock, mas... Aproveitando o ensejo do último post cinematográfico, decidi falar sobre o mais recente trabalho dessa queridinha no cinema: A Casa do Lago.
O enredo? Vamos lá: Kate, uma mulher solitária (Bullock), ao se mudar de sua antiga casa, deixa uma carta para o próximo inquilino do lugar. Esse próximo inquilino não é ninguém menos que Keanu Reeves (Matrix). A partir daí, dá-se início a uma constante troca de correspondência entre os dois o que dá início a um sentimento mais profundo entre o casal que, vale ressaltar: nunca se viu. Só há um pequeno detalhe nessa história: essas cartas e esse casal estão separados por um intervalo de tempo de dois anos... Sim. Um deles vive no ano de 2004, enquanto o outro está vivendo em 2006. E ambos vivem (ou viveram) na tal casa do lago do título que, por sinal, é o elemento que inicia a troca de cartas entre os personagens. A pergunta que fica é a seguinte: Como (ou será) que esse casal irá se encontrar?
Apesar de obvio (de cara se deduz toda a tramado longa), o filme é bonitinho e romântico. Tudo bem, algumas pessoas podem até se surpreender com o desenrolar do filme, mas eu garanto que esse número será escasso, muito escasso.





Natali Assunção.

Friday, November 24, 2006

O Caçador de Pipas



Pra começar a falar do livro “O caçador de pipas”, vou antes dizer que eu tenho uma real antipatia por livros considerados best-sellers, maaas com esse foi diferente... Eu estava passeando pelo orkut, como sempre, e numa comunidade sobre livros vi que este era o único livro citado em um tópico. Tudo bem, vou pega-lo – pensei.
Fui como sempre na biblioteca da faculdade, e consegui, depois de alguns dias de espera, porque todo mundo já o tinha reservado.
Confesso que gostei dele desde o começo, já que os livros que falam em 1ª pessoa são mais atraentes pra mim, parece que você realmente é a personagem, depois, várias vezes, passeando pela história do menino Amir, personagem principal, eu tive uma vontade imensa de fechar o livro, mas ao contrário do que se pode pensar ele não estava chato, mas o livro é de certa forma tão envolvente que você às vezes não acredita que a personagem vá fazer o que você realmente está pensando, enfim. Discurso inflamado esse. =)
E se você também for um pouquinho mais sensível vai se debulhar em lágrimas em algumas passagens do livro.
“O caçador de pipas” foi lançado em 2003, escrito por Khaled Hosseini, e tem como plano de fundo o Afeganistão, mas especificamente a cidade de Cabul, numa época em que as coisas estavam conturbadas politicamente, em meados dos anos 70.

Em alguns sites você ainda consegue ler um capítulo ou outro, como este, que é possível ler o 1º capítulo:

http://www.americanas.com.br/cgi-bin/WebObjects/AcomHome.woa/wa/materia?mat=4429&chave=PrimeiroCap

Esse livro é até uma dica pra quem não gosta tanto de ler, já que é realmente envolvente.
Vale realmente a pena.
Agora chega de propaganda...
Vou ficando por aqui. Até!

Talita Arruda

Wednesday, November 22, 2006

Para Locar


Aproveitando o clima de fim de ano que se aproxima, a dica de DVD de hoje é uma comédia romântica que se passa nessa época do ano. Não, não se trata de um lançamento, mas os catálogos da sua locadora também merecem ser vistos.

Enquanto Você Dormia (While You Were Sleeping)
EUA/1995
Elenco: Sandra Bullock, Bill Pulman, Peter Gallagher.
Dir. Jon Turteltaub

O enredo é simples e nada inovador: Lucy (Sandra Bullock - figurinha carimbada do gênero), uma mulher solitária que trabalha na bilheteria de uma estação de trem, nutre uma paixão platônica por um homem com o qual ela nunca falou: Peter (Peter Gallagher - que pode ser visto atualmente na série de TV: The OC). Contudo, no dia de Natal ele é assaltado e cai nos trilhos do trem. Lucy o salva, mas ele fica em coma e, no hospital, devido a um mal entendido, é tida como noiva dele. Lucy, então, conhece a família do "noivo", inclusive o seu "cunhado", Jack (Bill Pulman), por quem se apaixona. Muita confusão acontece a partir daí.
Enquanto Você Dormia é um filme leve, romântico e engraçado, mas segue a fórmula das comédias românticas.


Sobre o Elenco:

Sandra Bullock: nascida em Arlington, Virgínia, Estados Unidos, em 1964. Sandra, como já foi dito, é uma das principais atrizes americanas de comédia romântica, mas a sua filmografia de mais de trinta filmes abrange diversos gêneros, tais como: ação, drama, suspense e comédia, por exemplo. Além de atuar, Sandra também produz alguns de seus filmes.
As várias facetas de Sandra:
· Miss Simpatia;
· Tempo de Matar;
· Velocidade Máxima;
· Da Magia a Sedução;
· CRASH – No Limite.

E para quem quiser conferir o seu último trabalho no cinema: A Casa do Lago (no qual revive a parceria de Velocidade Máxima com Keanu Reeves). Sim, ainda dá tempo, esse filme continua em cartaz no cinema do Shopping Boa Vista.
Para maiores informações: 3207 3001.


Bill Pullman: nascido em Hornell, Nova York, EUA, em 17 de dezembro de 1953. Ao contrário de Sandra, Bill já não conta com o mesmo estrelato e fama do seu par romântico em Enquanto Você Dormia, mas pode ser visto em filmes como:
· Todo Mundo em Pânico 4;
· O Grito;
· A Viagem;
· Sintonia de Amor;


Quanto ao diretor, Jon Turteltaub, além desse filme, dirigiu também:
· Duas Vidas;
· Fenômeno;
· Instinto;
· Jamaica Abaixo de Zero;
· A L
enda do Tesouro Perdido.

Natali Assunção.

.

Sunday, November 19, 2006

VOLVER

.. À primeira vista o mais recente trabalho do tão aclamado diretor espanhol, Pedro Almodóvar, pode não parecer tão a cara dele. Dessa vez as cores não são tão berrantes e o humor não está escrachado como de costume, mas está tudo lá. Apesar das alterações, está tudo lá, todos os elementos - Almodóvar. Mas isso, na verdade, é fruto de mudanças que aconteceram gradativamente no decorrer da filmografia desse cineasta.
Assim como está sendo apontado pela maioria da crítica especializada, afirmo aqui que VOLVER pode ser considerado um retorno do diretor às suas raízes e... Às mulheres. Após abordar a atmosfera masculina nos em seus dois últimos filmes (A Má Educação, 2004 e Fale com Ela, 2002), ele retorna às telas nos presenteando com mais um olhar sobre a atmosfera feminina. Tema esse já tão explorado pelo diretor.
Quanto ao enredo... Trata-se da estória de Raimunda (repetindo aqui a parceria com Penélope Cruz que também atuou em Tudo Sobre Minha Mãe). Uma mulher trabalhadora, casada e mãe de uma filha adolescente. Após tentar abusar sexualmente de sua filha, o marido de Raimunda é assassinado pela garota. Ao tomar conhecimento dos fatos (cena intensa entre mãe e filha), a personagem de Cruz decide lidar com a situação. Paralelamente, a mãe de Raimunda, Irene (interpretada por Carmen Maura, a qual já participou de diversos filmes do diretor), já falecida, passa a ser vista por sua outra filha, Sole (Lola Dueñas, Mar Adentro). São tramas paralelas que aparentemente não se relacionam. No entanto, todas as pontas são amarradas magistralmente por Almodóvar no desenrolar do longa.
Volver é um bom filme, bem elaborado e bem amarrado. Penélope Cruz está ótima como a protagonista, apresenta uma ótima interpretação.
Vale ressaltar aqui que esse não é um diretor admirado por todos, apesar de sua fama. Quando se trata de Pedro Almodóvar ou se gosta ou não se gosta. Portanto, aos admiradores da sua hiper-realidade, suas cores, suas estórias esdrúxulas, seus sentimentos e suas mulheres... Bom filme!


Volver (Volver, Espanha, 2006, 121 min.)
Dir. Pedro Almodóvar
Elenco: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas.

Outros filmes do mesmo diretor que você não pode deixar de ver:
* Tudo Sobre Minha Mãe (Todo Sobre Mi Madre, Espanha, 1999);
* A Má Educação (La Mala Educación, Espanha, 2004);
* Fale com Ela (Habla Con Ella, Espanha/França, 2002);
* Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al Borde de Um Ataque de Nervios, 1988)
E, para quem ainda não viu, deixo aqui o toque: O cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Derby) está exibindo O Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (Qué He Hecho Yo Para Merecer Esto?, Espanha, 1984). Vale a pena conferir. Para maiores informações: 3073 6688 / 3073 6689 ou no site da FUNDAJ: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16.
Natali Assunção.
.
.

Finalmente...

Depois de algumas tentativas frustradas de abrir uma página na net... optamos pelo Blog. Espero que alguém acesse essa página! Nossas postagens vão girar em torno de coisas que acontecem por aí... por aqui em Recife, digo nós porque a maioria das postagens vão ser feitas por mim (Talita) e Natali. Então... boa leitura... isso quando eu, ou ela, postarmos alguma coisa! =)