EU, MALIKA OUFKIR PRISIONEIRA DO REI.

MALIKA OUFKIR, Prisioneira do Rei.
Começando a ler esse livro, ninguém tem idéia, mesmo que tenha lido algumas matérias a respeito, do sofrimento pelo qual a família Oufkir passou por viver em cárcere durante 20 anos.
Imagine esses anos arrancados de sua vida, sem contato com o mundo, em condições precárias, só você, sua família e um rádio que, com muito esforço, é escondido dos guardas e é esse pequeno contato com o mundo que os mantêm vivos.
Malika foi criada pelo Rei do Marrocos, Mohammed V, como uma filha e como princesa, tinha tudo o que era de direto à filha do Rei, sempre foi criada com uma liberdade “contida”, nunca pensou que passaria de princesa à prisioneira em questão de anos, porque seu pai, General Oufkir, pretendeu dar um golpe de estado no então rei do Marrocos, Hassan II que assumiu o governo do país depois da morte de seu pai. E como punição não apenas o general Oufkir foi morto, como também sua família foi perseguida e aprisionada.
Lendo o livro tem-se uma idéia de como a vida de Malika, da sua mãe, de seus irmãos e de duas amigas da família, sempre fiéis, não foi nada fácil, principalmente em comparação com o padrão de vida que eles tinham antes do cárcere.
Imagine também ser esquecido pela sociedade, lembrado apenas por algumas pessoas de sua família, que também não têm certeza se eles ainda estão vivos, ou onde estão.
É um dos livros mais tristes e emocionantes que já li, e indico.
Para quem quiser ler o 1º capítulo do livro:
http://www.submarino.com.br/business/i_firstchapter.asp?pid=92424&prodtypeid=1
Talita Arruda.

4 Comments:
Genteeeeeee... Finalmente eu postei... e desde já me desculpando pela ausência temporária do blog!
=)
Talita.
Aaaah, esse texto eu tenho que comentar pq até agora eu só conhecia uma pessoa que leu esse livro além de mim! Realmente, é muito bom, apesar de triste... achei interessante a parte que fala que não se pode definir a idade que ela tem ou aparenta ter, pq devido a ter passado tantos anos "sem viver", ela pode ter a idade que quiser... bem legal mesmo.
Provavelmente vc já deve ter lido, mas dois livros mais ou menos nesse estilo que são muito bons tbm, são: O Caçador de Pipas e O Livreiro de Cabul.
[]'s
Eu liii sim!
E li também Caçador de Pipas, já falei dele no blog! ;)
Mas o Livreiro de Cabul ainda não!
Lerei! =)
Bom, dos 3 q Bea indicou só li Malika mesmo. E adorei! Muito intenso! Triste e maravilhoso! Pretendo ler o caçador de pipas e, já que Bea indicou, o Livreiro de Cabul tb entrou na lista!
Li
Post a Comment
<< Home